quarta-feira, 10 de junho de 2015

Euclides da Cunha- Narrador da guerra do fim do mundo

       Euclide da Cunha foi o primeiro entre os pré- modernistas na aproximação entre a literatura e a história. Quando publicou a recriação literária da guerra de Canudos, em 1902, fazia somente cinco anos que o sangrento conflito tinha acabado.
       A descrição de "Os Sertões" é um livro de difícil classificação. É como a bíblia da nacionalidade brasileira. A obra apresenta características de texto literário porque capta, em suas descrições, a sinceridade da alma simples e leal do sertanejo, pronto a seguir um líder e a morrer combatendo a seu lado; de tratado científico, porque analisa características do solo do sertão nordestino; faz uma investigação socioantropológica, já que se preocupa em explicar a gênese de Antônio Conselheiro como um líder messiânico; Transformando sua descrição em matéria jornalistica, descrevendo os detalhes das lutas entre as tropas oficiais e os revoltos.
       Nesta mistura de estilos ouve uma nova tendência literária, o livro apresenta uma clara visão determinista ligando-o ao Naturalismo em que o ser humano é o produto ao meio em que vive. dando um tratamento regional ao determinismo.




       

Casas de pau a pique,moradia típica do Arraial de Canudos.https://www.google.com.br/url?



Nenhum comentário:

Postar um comentário