quarta-feira, 10 de junho de 2015

o livro a guerra do fim do mundo

       Euclide da Cunha no final de "Os Sertões" registra em seus manuscritos.
       [...] Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, [...] caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: Um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
                                       Cunha, Euclide da. Os Sertões. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.v.2.p.513.(Fragmentado).

       Que visão cada trecho manifesta sobre o episódio?
       vocês se lembram de outro acontecimento mais recente da história do Brasil que tenha sido alvo de interpretações opostas? Qual?



https://www.google.com.br/url?

       O estilo de Euclides da Cunha era de modo muito particular entre os pré-modernistas. O emprego constante de suas expressões que sugerem um conflito interior que não pode ser solucionado, onde os críticos o reconhecessem pela sua escrita barroca em seus textos. 







https://www.google.com.br/url?


       demonstrando a aparência fraca e cansaço, em que o sertanejo é como um "titã acobreado", que surpreende qualquer um nas situações de emergência. Associando os sertanejos com o "Hércules" da mitologia grega, homem de força extraordinária e muito admirado.
       Em que a vida sofrida dos sertanejos e a resistência dos conselheiristas, tornado o texto de "Os Sertões" cheio de antíteses e paradoxos como o paraíso tenebroso, tumulto sem ruídos, sol escuro,construtores de ruínas, etc.
       leva-se em conta a descrição da linguagem em busca da precisão científica na tentativa de garantir um realismo absoluto ao que é narrado, englobando todas as características deste livro é que torna impossível definir este livro como um romance.
      este blog contem a importância de esclarecer algumas duvidas sobre alguns livros específicos , sobre como o autor trabalha , de como ele expõe sua visão,sua antalogia,seu estilo, etc.


Euclides da Cunha- Narrador da guerra do fim do mundo

       Euclide da Cunha foi o primeiro entre os pré- modernistas na aproximação entre a literatura e a história. Quando publicou a recriação literária da guerra de Canudos, em 1902, fazia somente cinco anos que o sangrento conflito tinha acabado.
       A descrição de "Os Sertões" é um livro de difícil classificação. É como a bíblia da nacionalidade brasileira. A obra apresenta características de texto literário porque capta, em suas descrições, a sinceridade da alma simples e leal do sertanejo, pronto a seguir um líder e a morrer combatendo a seu lado; de tratado científico, porque analisa características do solo do sertão nordestino; faz uma investigação socioantropológica, já que se preocupa em explicar a gênese de Antônio Conselheiro como um líder messiânico; Transformando sua descrição em matéria jornalistica, descrevendo os detalhes das lutas entre as tropas oficiais e os revoltos.
       Nesta mistura de estilos ouve uma nova tendência literária, o livro apresenta uma clara visão determinista ligando-o ao Naturalismo em que o ser humano é o produto ao meio em que vive. dando um tratamento regional ao determinismo.




       

Casas de pau a pique,moradia típica do Arraial de Canudos.https://www.google.com.br/url?